4G+ and LTE-A


Nuno Rocha

Members
Mar 19, 2014
533
92
Hey,

When I used the Global ROM of Xiaomi and when my device was getting 4G+ signal, I could see it in the network signal bars (4G+).
With Xiaomi.eu rom since we see LTE because of the location of the ROM, Does it shows LTE-A or someting like that when we are getting more then 1 band or does it shows allways LTE?
Using NetMonster, yesterday I noticed that my Mix 2S was agregating 3 bands for LTE-A (or 4G+) here in portugal but I could only see the LTE signal. Is it normal?
Screenshot_2018-07-02-13-26-45-427_cz.mroczis.netmonster.png
 
Hey,

When I used the Global ROM of Xiaomi and when my device was getting 4G+ signal, I could see it in the network signal bars (4G+).
With Xiaomi.eu rom since we see LTE because of the location of the ROM, Does it shows LTE-A or someting like that when we are getting more then 1 band or does it shows allways LTE?
Using NetMonster, yesterday I noticed that my Mix 2S was agregating 3 bands for LTE-A (or 4G+) here in portugal but I could only see the LTE signal. Is it normal?
View attachment 19069


Infelizmente só faz Carrier Aggregation com 1800 MHz + 2100 MHz. É possíver ver melhor essa informação instalando o Network Signal Guru.
 
Hi Nuno Rocha,

I also have struggling with this LTE-A topic.
With Netmonster I am always seeing LTE-A and several frequencies aggregation, event the ones that rsaraiva spoke about.
Unfortunately not always symbol "4g+" appears and I do not know why. However, today, for the first time I saw the symbol,meaning that our Mi 8 allows 4g aggregation (I am using altice-meo network).

PS: I was located in Carnaxide (although weather widget says "Bobadela")

BR,
Daniel
 

Attachments

  • Screenshot_2019-03-06-10-33-55-746_com.miui.home.png
    Screenshot_2019-03-06-10-33-55-746_com.miui.home.png
    587.5 KB · Views: 355
Hi Nuno Rocha,

I also have struggling with this LTE-A topic.
With Netmonster I am always seeing LTE-A and several frequencies aggregation, event the ones that rsaraiva spoke about.
Unfortunately not always symbol "4g+" appears and I do not know why. However, today, for the first time I saw the symbol,meaning that our Mi 8 allows 4g aggregation (I am using altice-meo network).

PS: I was located in Carnaxide (although weather widget says "Bobadela")

BR,
Daniel

Em Portugal neste momento as operadoras móveis estão a usar LTE nas seguintes Bandas / Frequências:

MEO

GSM - 900 MHz e 1800 MHz
UMTS - 2100 MHZ
LTE - 800 MHz, 1800 MHz, 2100 MHz, 2600 MHz (B20, B1, B3, B7)

NOS

GSM - 900 MHz
UMTS - 2100 MHZ
LTE - 800 MHz, 1800 MHz, 2100 MHz, 2600 MHz (Rede preparada para os 700 MHz e 900 MHz) (B20, B1, B3, B7)

Vodafone

GSM - 900 MHz e 1800 MHz
UMTS - 900 MHz e 2100 MHZ
LTE - 900 MHZ, 800 MHz, 1800 MHz, 2100 MHz, 2600 MHz, 2600 MHz TDD (B8, B20, B1, B3, B7, B38)

Os Xiaomi pelo que já verifiquei na Europa só conseguem agregar ou 1800 MHz + 2100 MHz ou 900 MHz + 1800 MHz + 2100 MHz.

No caso da MEO, NOS e Vodafone é possível ver provavelmente o 4G+ porque os operadores estão a usar os 1800 MHz + 2100 MHz para Carrier Aggregation e nessa zona a altice MEO tem essa Banda a funcionar, foi aliás o primeiro local onde vi LTE 2100 MHz em Portugal.

Uma maneira mais fácil de confirmar se realmente está a fazer Carrier Aggregation é instalar o Network Signal Guru e ver se aperece 2xCA ou 3xCA, no meu telemóvel da Xioami embora apareça 4G+ ou LTE+ no equipamento ele na realidade nunca faz Carrier Aggregation, no Network Signal Guru indica sempre apenas 1 Portadora, enquanto no Netmonster indica realmente a agregação de várias portadoras.

Se tiver root no equipamento, experimente o Network Signal Guru, só assim consegue confirmar se esse 4G+ é realmente 4G+ e que bandas ele está a agregar.
 
  • Like
Reactions: danielnb
Obrigado,

É uma boa dica e deverá ter razão. Gostaria de confirmar isso mas sem ter de fazer root.
Existirá outra APP semelhante que dê a mm informação?

PS: No netmonster vejo aggregação nas bandas 800 2100 e 2600?!
Confesso que não entendo muito bem a informação neste APP

Cumprimentos
 

Attachments

  • Screenshot_2019-03-06-11-06-20-407_cz.mroczis.netmonster.png
    Screenshot_2019-03-06-11-06-20-407_cz.mroczis.netmonster.png
    190.4 KB · Views: 211
Last edited:
No meu mix 2s com vou a aparecer do nada o 4G+. Na altura que criei o tópico nunca tinha aparecido. Agora apanho 4G+ com muita frequência e não mudei nada. Talvez tenha sido alguma expansão da rede por parte da Vodafone no meu caso.
 
Obrigado,

É uma boa dica e deverá ter razão. Gostaria de confirmar isso mas sem ter de fazer root.
Existirá outra APP semelhante que dê a mm informação?

Cumprimentos

A mais fiável e que eu uso é mesmo o Network Signal Guru, há uma que é a Network Cell Info que não necessita de Root, mas ainda não experimentei a fiabilidade da informação prestada pela mesma.

No caso do Network Signal Guru se fizer Carrier Aggregation aparece as Bandas, neste caso num teste à rede da Vodafone aparece 2xCA entre os 1800 MHz e os 2100 MHz:

Dv56wmWWwAEhKPX.jpg

Com o Network Cell Info pode-se ver que nesta situação há Carrier Aggregation entre os 1800 MHz + 900 MHz

TRtHOb6.jpg
 
No meu mix 2s com vou a aparecer do nada o 4G+. Na altura que criei o tópico nunca tinha aparecido. Agora apanho 4G+ com muita frequência e não mudei nada. Talvez tenha sido alguma expansão da rede por parte da Vodafone no meu caso.

Mas o facto de estar a aparecer 4G+ não quer dizer que esteja realmente a fazer. No meu também aparece LTE+ e não faz Carrier Aggregation, até porque essa informação pode ser dada pela rede ao equipamento para apresentar essa indicação apenas visualmente.
 
No meu mix 2s com vou a aparecer do nada o 4G+. Na altura que criei o tópico nunca tinha aparecido. Agora apanho 4G+ com muita frequência e não mudei nada. Talvez tenha sido alguma expansão da rede por parte da Vodafone no meu caso.

Aconteceu-me o mm Nuno,

Nunca tinha aparecido o 4G+ e vi hoje pela primeira vez também sem mudar nada.
Eu tenho Altice-Meo e sgundo o speed test não tenho qualquer melhoria nas velocidades, pelo que o rsaraiva deverá ter razão.
 
RSaraiva,

Com o Cell info ainda é mais estranho. Vejo agregação com duas Bandas 3?!
 

Attachments

  • Screenshot_2019-03-06-11-23-52-313_com.wilysis.cellinfolite.png
    Screenshot_2019-03-06-11-23-52-313_com.wilysis.cellinfolite.png
    253.3 KB · Views: 254
  • Screenshot_2019-03-06-11-23-28-195_com.wilysis.cellinfolite.png
    Screenshot_2019-03-06-11-23-28-195_com.wilysis.cellinfolite.png
    596.5 KB · Views: 190
RSaraiva,

Com o Cell info ainda é mais estranho. Vejo agregação com duas Bandas 3?!

O que está aí a acontecer é que o Xiaomi indica 4G+, mas apenas está registado no LTE 1800 MHz. Não está a fazer Carrier Aggregation. Esse é o comportamento do meu Xiaomi em 800 MHz, 1800 MHz, 2600 MHz, 2100 MHz, apresenta o ícone, mas é só isso. Entro no Network Signal Guru e apenas parece LTE, nada de 2xCA por exemplo.

O que verifico geralmente é que os PCIs são sempre iguais quando faz Carrier Aggregation.
 
RSaraiva,

Com o Cell info ainda é mais estranho. Vejo agregação com duas Bandas 3?!

Em Portugal não há agregação em Intra-Banda, apenas Inter-Band.

Na NOS por exemplo poderá verificar LTE+ no equipamento nos 1800 MHz, mas não faz Carrier Aggregation. O ícone é mais uma questão de cosmética.

NOS_LTE.PNG

Nos 2100 MHz

NOs_2.PNG


NOS nos 800 MHz

NOs_3.PNG
 
Last edited:
Obrigado pelos esclarecimentos RSaraiva.

Já agora, aqui há tempos em Lisboa consegui, no speedtest, velocidades de Upload na ordem dos 53Mbit/s, sendo o limite do 4G 50, pode significar que estaria em LTE-A?
 
Obrigado pelos esclarecimentos RSaraiva.

Já agora, aqui há tempos em Lisboa consegui, no speedtest, velocidades de Upload na ordem dos 53Mbit/s, sendo o limite do 4G 50, pode significar que estaria em LTE-A?

Esta questão tem sido bastante discutida no Fórum da Xiaomi, sem qualquer resposta por parte da Xiaomi - https://en.miui.com/forum.php?mod=viewthread&tid=4063118&highlight=carrier+aggregation

Sim, no Upload acima dos 50 Mbps é possível que tivesse estado em Carrier Aggregation. Dependendo do SOC dos equipamentos e configuração da rede pode ir até aos 150 Mbps.

iPhone 8 na rede da MEO

0B1Ofpk.png


Iphone X Rede Vodafone

8-DFFE593-0-EE7-44-CB-A834-4-DEA446-EF478.jpg